Translator

30 de janeiro de 2012

QUIZ: Você se alimenta bem?

1- Quantos copos de água você toma por dia?

a) 3 ou menos   b) Entre 4 e 6   c) Mais de 6


2- O que você costuma tomar durante seu jantar?

a) Refrigerante   b) Suco   c) Água


3- Você toma café da manhã?

a) Nunca   b) Ás vezes   c) Todos os dias


4- O que você come no café da manhã?

a) Nada, ou um cafézinho preto   b) Pão com manteiga + leite com café   c) Pão com queijo + suco de frutas
                                                                                                                   ou iogurte com cerais e frutas


5- Quantas refeições você faz por dia?

a) 1 a 2   b) 3 a 4   c) 5 ou mais


6- O que você come em seu lanche da tarde?

a) Sanduiche com batata frita   b) Chocolates e uma frutas   d) Fruta com iorgurte


7- Quantas porções de leite você consome por dia?

a) 1 ou nenhuma   b) mais de 5   c) 2 a 3


8- Entre frutas, saladas e verdura, quantas porções come por dia?

a) 0 a 2   b) 3 a 4   c) 5 ou mais


9- Qual desses pratos você escolheria para se jantar?


a) Filé de frango com arroz e purê de batata   
b) Salada de alface com vagem, filé mignon grelhado, arroz e feijão
c) Salada de alface e cenoura ralada, filé de peixe e brócolis refogado e arroz


10- Quantas vezes você come doce por dia?

a) 3 ou mais   b) 1 a 2   c) nenhuma ou 1


11- Quantos cafézinhos preto você toma por dia?

a) 3 ou mais   b) 1 a 2   c) nenhum


12- Quais desses pratos você escolheria para seu almoço?

a) Pizza   b) Arroz com bife grelhado e fritas   c) Salada de alface e cenoura com filé de frango e arroz


13- Se você está na praia, costuma beber o que?

a) Cerveja ou refrigerante   b) Sucos concentrados ou sorvetes ao leite   c) água, ádua de coco, sucos diluídos em água ou picolé de frutas


14- Quando você vai para a ginástica:

a) procura ficar em jejum pelo menos 4 horas   b) Faz uma refeição imediata antes   c) Faz uma refeição de 1  a 3 horas antes


15- Nos finais de semana você geralmente come?

a) Sanduiches, sorvetes e chocolates   b) Bife grelhado com batatas e arroz   c) Salada de legumes, arroz, feijão e um filé de frango


SOME SEUS PONTOS E VEJA O RESULTADO.

PARA CADA OPÇÃO "A", CONTE 3 PONTOS
PARA CADA OPÇÃO "B", CONTE 2 PONTOS
PARA CADA OPÇÃO "C", CONTE 1 PONTO) 

De 31 a 45 pontos: Cuidado: Sua alimentação está ruim. Está faltando qualidade na escolha e na forma omo você ingere os alementos, o que pode lhe trazer aumento da gordura corporal e até uma carência vitamínica.

De 21 a 30 pontos: Atenção: Em linhas gerais sua alimentação está razoável, porém apresenta alguns pontos falhos.  Procure corrigir essas falhas se interando do assunto ou consultando um nutricionista.

De 15 a 20 pontos: Parabéns: Você se alimenta muito bem! Tente manter sempre o mesmo ritmo, o que certamente lhe assegurará vida saudável e corpo em forma.

RESPONDA A ENQUETE NO CANTO ESQUERDO DA PÁGINA E ME DIGA QUAL FOI SUA PONTUAÇÃO...

25 de janeiro de 2012

Dicas Importantes...

1.O que Você Vê é o que Você Come! 
Pesquisas ofereceram à um grupo de estudantes de uma faculdade lanches de graça por algumas semanas. Sem que eles soubessem, tudo o que eles comeram foi medido e pesado. A cada semana, a quantidade de comida servida era aumentada. E a cada semana, os alunos comiam tudo o que era servido em seus pratos. As porções de sopa, macarrão e palitos de sorvete aumentaram significativamente durante o estudo, e os alunos simplesmente comiam o que estava em sua frente. Os cientistas concluíram que o tamanho da porção determina o número de calorias ingeridas. 
Dica 1: Se está em seu prato, você vai comer. Então, pegue pequenas porções.
(Frase que sempre digo "Oque os olhos não vê o estomago não quer".).

2. Não Confie em Seu Estômago
Uma equipe de pesquisadores certa vez desenvolveu algumas tigelas interessantes para se tomar sopa. Elas estavam ligadas, por baixo da mesa, em um cano que mantinha a tigela sempre cheia com sopa de tomate. Um grupo de pessoas aceitou fazer parte do experimento, onde metade tinha que comer em tigelas normais e a outra parte do grupo tinha que comer nas tigelas que eram recarregadas. Eles não sabiam que as tigelas enchiam novamente. Todos os participantes foram instruídos a comerem até se sentirem “cheios”. Os participantes que comeram nas tigelas que enchiam, comeram 73% a mais do que os que comeram em tigelas normais. E mesmo comendo mais, nenhum deles dizia estar totalmente completo. Na verdade, um dos participantes, quando perguntaram se ele estava cheio (depois de ter consumido quase um galão de sopa), olhou para baixo, vendo sua tigela ainda pela metade e disse: “Por que você pensa que eu estou cheio? Eu ainda tenho metade na tigela para comer.” 
Dica 2: Escolha sua porção medindo ou pesando-a. Não espere até estar se sentindo cheio para parar de comer.

3. O Sabor Pode Não Importar 
Pesquisadores quiseram ver se maníacos por filme comeriam pipoca mesmo se ela estivesse velha, mesmo se o gosto dela estivesse horrível. Claro, não só TODOS que participaram da pesquisa comeram o que foi dado a eles, como comeram TUDO e MUITO. Pessoas que receberam sacos pequenos e médios de pipoca comeram tudo, e sentiram que era o suficiente. Por outro lado, pessoas que receberam pacotes gigantes com pipoca velha, TAMBÉM comeram tudo. Quanto maior a porção é servida, mais as pessoas comem. O tamanho da porção determina o quanto irá se comer, não importa o gosto da comida. 
Dica 3: Você vai comer o que estiver em sua frente. Não se provoque.

  4. As Porções de Restaurante São Bem-Servidas  
Quando você sente vontade de comer uma determinada comida, supõe-se que você vai comer somente uma porção dessa comida. A maioria dos restaurantes servem porções para 3 ou 4 pessoas. Quando vemos grandes porções assim tantas vezes, começamos a achar normal. Aqui estão os tamanhos apropriados para algumas porções para apenas uma pessoa.Um copo de fruta deve ser do tamanho de uma bola de baseball. Um pedaço de bife deve ser do tamanho de uma fita cassete. Uma porção de batata deve ser do tamanho de uma batata (ou de um mouse). Uma porção de queijo deve ser do tamanho de seu polegar. Dica 4: Em restaurantes, peça para embrulharem metade do prato para você levar para casa antes de servirem.

 5. Escrever Pode Ajudá-lo a Comer Menos
 Pessoas que fazem dieta e escrevem o que comeram tendem a comer menos do que as pessoas que fazem dieta mas não escrevem as comidas que ingeriram. Parando para achar papel e caneta algumas vezes até faz com que você pense duas vezes e se pergunte: “Será que estou realmente com fome?” E vendo precisamente, no preto e branco, o que você está comendo pode chocar tanto que algumas pessoas que estão de dieta param de exagerar na hora de comer apenas para não terem que escrever mais.
Dica 5: Ande com uma caneta, papel e uma caderno de calorias. Grave o que você comeu e depois calcule as calorias antes de ir dormir.

 6. Perder Pouco Faz uma Grande Diferença
A maioria dos sintomas e complicações relacionadas ao excesso de peso irão desaparecer quando você perder apenas um pouco de peso. Perdendo apenas 5% ou 10% do seu peso atual já irá afetar sua saúde. Como a Associação Dietética Americana resumiu: “Uma revisão de alguns casos clínicos aleatórios descobriu que mantendo uma pequena perda de peso, as pessoas que tinham alto risco de terem diabétes tipo 2 reduziram a incidência de 40% para 60%. em outro estudo, perdendo 15 quilos e sustentando esse peso por 4 anos, pessoas obesas, de meia-idade e mais velhos, tem de 21% a 29% menos chances de terem hispertensão.” Não se intimide em pensar que você tem muito peso a perder. A invés disso, pense em perder um pouco de cada vez. Se você fizer isso, só esta pequena quantidade de peso perdido, já irá fazer com que você se sinta muito, muito melhor. 
Dica 6: Divida suas metas de perda de peso em pequenas partes. Concentre-se em perder uma parte de cada vez.

 7. Tabelas Nutricionais Podem ser Enganosas
Eu sei que você tem visto muitas Tabelas de Calorias (ou Tabelas Nutricionais) nas caixas das comidas atualmente. Quando você examinar a caixa de cookies ou bolos com essas tabelas, olhe mais atentamente. Cheque as calorias e a quantidade de açúcar. 
Comidas processadas são normalmente saborosas por terem açúcares e gorduras adicionadas. Reduzir apenas a gordura, sem a redução das calorias, não vai resultar em perda de peso. 
As Tabelas Nutricionais em sua comida irão te dizer sobre os nutrientes em sua comida. Se o Valor Diário for 5% ou menor, você sabe que o alimento é particularmente pobre em nutrientes. Se for 20% ou mais, ele é considerado alto. 
Recomenda-se que você olhe esse Valor Diário (VD) e leve isso em consideração na hora de comprar sua comida. Se um alimento alega ser pobre em gordura, pegue o mesmo produto de outra marca e veja se realmente esse nutriente que falta é verdadeiro. 
Dica 7: A Tabela Nutricional em sua comida é importante. Você deve olhá-la antes de comprar ou comer alguns alimentos em particular.

 8. Comer o Café da Manhã te Ajuda a Perder e Manter Peso
Cientistas entrevistaram 2.959 pessoas que perderam, cada uma, uma quantidade significativa de peso, e mantiveram esse peso por, pelo menos, um ano – a maioria manteu esse peso atual por seis anos. Os resultados indicaram que 96% das pessoas que conseguiram manteram o peso tomam café da manhã regularmente. Mais de 75% dos entrevistados disseram que tomam café da manhã todos os dias da semana. Parece que uma característica de quem consegue manter o peso é que eles não pulam essa pequena refeição. Dica 8: Esteja certo de se sentar para comer todas as manhã.


 9. Assistir TV Aumenta seu Peso
A maioria das pessoas vêem televisão mais ou menos 8 horas por dia. Algumas pessoas em um estudo tinham perdido uma boa quantidade de peso e agora tinham que mantê-lo. A maioria dessas pessoas assistia TV menos de 10 horas por semana.
Quando o mesmo grupo foi entrevistado novamente, depois de um ano, aqueles que ganharam peso foram os que aumentaram seu tempo a frente da TV.
Dica 9: Fique longe da TV.

 10. Comer Fora de Casa Pode ser Perigoso
Pesquisas feitas nos EUA estudaram 500 adultos por um ano. Eles disseram que aqueles que tinham maiores riscos de obesidade eram os que faziam mais refeições fora de casa. 
Almoçar e/ou jantar frequentemente fora de casa foi associado a um grande risco de obesidade ou peso acima da média. 
O estudo também avaliou o valor nutricional da comida feita em casa com as que são servidas fora de casa. Almoços e jantares fora de casa são significativamente mais calóricas, tanto no percentual de calorias do total de gorduras, quanto no percentual de calorias das gorduras saturadas. Isso significa que eles são menores na quantidade de proteínas, carboidratos e fibras. 
Dica 10: Coma em casa o máximo que puder.

 11. A Balança é sua Amiga
Pessoas que perderam, pelo menos, 30 quilos e manteram esse peso por um ano estão sendo eleitas para se tornarem membros da Secretaria Nacional de Perda de Peso. 
Pesquisadores que tiveram estudando esses membros aprenderam que eles se pesam e se medem regularmente. Não dá para enganar a balança ou a fita métrica. 
Dica 11: Compre uma balança ou uma fita métrica. Pese-se uma vez por semana.

  12. Ande, Ande e Ande um Pouco Mais 
Os Membros da Secretaria de Perda de Peso contaram em seu relatório que, em sua rotina diária, há pelo menos de 60 a 90 minutos de atividade física. 
E a maioria deles andam. Andam tanto que excedem o mínimo de atividades físicas recomendado. Para conseguir adicionar mais caminhadas em sua rotina diária, considere estacionar seu carro o mais longe possível do seu destino. Se você usa transporte público, desça um ponto antes de onde você normalmente desce e ande o resto do caminho. Pegue escadas ao invés de elevador, e quando tiver tempo disponível ande pela vizinhança. 
Dica 12: Fique atento em oportunidades para adicionar a caminhada ao seu dia-a-dia

 13. Comer Devagar Faz com que Você se Sinta Saciado
Pesquisadores de uma Universidade alimentaram algumas mulheres com massa. Metade delas foram instruídas a comerem bem devagar e a outra metade, a comerem rápido. 
Quando elas foram entrevistadas depois da refeição, as que comeram depressa comeram mais calorias e não se sentiram saciadas. As que comeram devagar comeram menos e se sentiram cheias. 
Dica 13: Mastigue bem seu alimento e coma devagar

 14. Fique Entediado e Perca Peso
Se você comer as mesmas coisas todos os dias, e ficar entendiado com o mesmo menu sempre, você irá comer menos e se alimentar não vai ter um papel tão grande em sua vida. 
Em um experimento, foi oferecido para dois grupos de pessoas taças cheias de confetes. Nas taças de um grupo haviam M&M’s de várias cores diferentes. Já o outro grupo, receberam taças com apenas um tipo de cor. As pessoas que receberam confetes coloridos comeram quase o dobro do que o outro grupo. 
Muitas escolhas e muita variedade fazem com que comamos mais do que o necessário. 
Dica 14: Tenha uma rotina de alimentos parecidos. Elimine escolhas e fique longe de buffets.
15. Seus Amigos Podem te Engordar
Cientistas descobriram que as pessoas sempre conseguem achar um espacinho a mais para a comida e elas fazem isso, principalmente se estão sentadas em volta de uma mesa, conversando com amigos. 
Se você come sozinho, você tende a comer um terço menos do que quando você come com outras pessoas. E, se comer com um grande grupo, a tendência é comer duas vezes mais do que seria normalmente. 
Dica 15: Coma sozinho quando possível. Limites seus almoços e jantares sociais à apenas alguns amigos. Quando estiver com um grande grupo, coma enquanto fala ou em um lugar sem alimentos.
  16. Encha-se de Porções 
Um professor de spicologia, colocou duas tigelas de doces em um hall de um apartamento. Ele pendurou a seguinte placa: “Ajude a si mesmo – pegue o quanto quiser.” 
E todas as pessoas que passavam pelo hall pegavam algum doce quando entravam e saíam do prédio. Mas elas não pegavam uma quantidade de acordo com sua fome ou pela vontade de fazer um lanchinho. Na verdade, cada pessoa pegava o que elas achavam ser uma boa porção. 
Se, por um acaso, acontecesse de ter uma grande colher para as pessoas se servirem, elas pegariam o tanto que cabe na colher e comeriam aquela grande porção. E se acontecesse de ter uma outra tigela com uma colher pequena para servir, elas usariam aquela colher e comeriam o que coubesse nela. Fome é irrelevante nesse caso. 
Dica 16: Sirva-se em um prato de salada. Use colheres pequenas, também. Sua porção parecerá maior e você comerá menos.

17. Dê para Suas Crianças (e para Você também) Comidas Saudáveis
Pesquisadores americanos, certa vez, acompanharam mais de 33.000 pessoas e suas famílias por mais de seis anos. 
As pesquisas tinham como objetivo examinar o que as famílias comem. Eles determinaram que adultos que tem uma família com filhos comem mais comidas “não-saudáveis” do que adultos que moram sozinhos ou vivem com outros adultos. Eles chegam a consumir quase 5 gramas a mais de gordura por dia. 
As calorias consumidas foram quase as mesmas nos dois grupos. Mas no grupo das famílias com filhos, eles comiam mais pizza, sorvete, bacon, e queijo. A pesquisa chegou a conclusão de que para adquirir hábitos saudáveis, o foco deve estar em toda a família e não em apenas um. 
Dica 17: Se você possui crianças, limite as comidas que engordam. Compre comidas que são boas para você  elas serão boas para eles também.


 18. Exercícios para Diversão Irão te Manter Ativo
Pesquisadores descobriram que mulheres que fazem exercícios regularmente e não param depois de algumas semanas ou meses, são mulheres que não estão pensando exclusivamente em se exercitar para perder peso. Elas estão pensando que se exercitar faz com que elas se sintam bem – levantam sua auto-estima – e as fazem sorrir. Elas se divertem. 
A participação por um longo tempo em uma atividade ou programa de exercícios, veio de mulheres que gostavam de suas atividades. Elas apreciavam o alívio do stress e a força que adquiriam. A forma de seu corpo e as calorias que elas consumiam não eram suas principal motivação. 
Dica 18: Vá com outros motivos para se exercitar, além da perda de peso. Ache um esporte ou atividade que você goste de fazer.


 19. Alimentos Proibidos Irão te Chamar
Pesquisadores em um estudo colocaram potes com chocolates em três diferentes lugares em um escritório, onde os trabalhadores podiam ter acesso: na mesa de cada um, escondidos dentro de suas mesas e em uma outra mesa, mais afastada, Todos os dias, os chocolates eram colocados nas mesas, mas em lugares diferentes. 
Os pesquisadores acompanharam o número de chocolates que eram ingeridos a cada dia e, depois da conclusão do experimento, pediram que os participantes chutarem o quanto tinham comido. 
Eles aprenderam duas coisas interessantes: primeiro, os participantes comiam, em média, 3 doces da tigela mais afastada; 5/6 chocolates por dia dos doces escondidos em suas mesas, e 8/9 dos doces que ficavam em cima de suas mesas (conveniente e vísivel). Segundo, os participantes realmente não sabiam o quanto haviam consumido de chocolate durante o dia. 
Dica 19: Mantenha alimentos saudáveis acessíveis e por perto. Não compre ou estoque alimentos ruins em suas casa ou trabalho, pois você pode acabar comendo mais do que gostaria.

 20. Dormir Mais Te Ajuda a Comer Menos
Cientistas da Universidade Rockfeller, em Nova York, descobriram o hormônio lepitina, que é produzida pelas células de gordura e passa através do sistema circulatório até o cérebro. A leptina manda sinais para o cérebro e diz quando o corpo está satisfeito de comida. Assim, podemos dizer que a leptina é um redutor do apetite. A leptina também gera alguns efeitos na temperatura do corpo, então ela, na verdade, aumenta a quantidade de calorias queimadas. Veja o resultado de uma pesquisa sobre obesidade: foram criados camundongos incapazes de produzirem leptina. O resultado? Aqueles ratos comeram sem parar e ficaram obesos! 
Como isso ajuda a nós, seres humanos, que queremos perder peso? Precisamos ter certeza de que estamos produzindo leptina suficiente para nos avisar quando estamos saciados. 
E quando os seres humanos produzem leptina? Durante o sono – e não apenas o momento em que acabamos de dormir, mas só depois de cerca de 6 ou sete horas de sono. Se você não dorme direito, sua produção de leptina pode ser reduzida, você vai sentir mais fome e vai comer mais. 
Dica 20: Tenha, pelo menos, 7 horas de sono todas as noites para reduzir o que você come.

24 de janeiro de 2012

Bolo de Aveia

Este bolo de aveia que minha mãe faz é maravilhoso. Tem dia que ela faz e coloca  pedaços de maça no meio do bolo,e  outro dia ela picou  banana e colou no meio, e hoje ela colocou frutas cristalizadas e uva passa ficou maravilhoso. Experimentem vocês vão gostar e depois me falem.
 
Ingredientes

-1 xícara de açúcar
-1 xícara de aveia em flocos
-1 xícara de farinha de trigo
-1/2 xícara de manteiga
-1/4 de xícara de leite
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-1 colher (chá) de canela em pó
-2 ovos

Modo de Preparo

Aqueça o forno em 200ºC. Bata todos ingredientes, por último o fermento, até obter uma massa homogênea.

Vamos rir um pouco!!!!

Meu Querido Diário:
Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 kg . O médico me aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. Sinto-me de volta à adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.
Primeiro dia de dieta:
Uma fatia de queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Me sinto mais leve.
Segundo dia de dieta:
Uma saladinha básica. Uma fatia de queijo branco. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça dói um pouquinho, mas nada que uma aspirina não resolva.
Terceiro dia de dieta:
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite.
Anotação: Nunca mais tomo chá à noite.
Quarto dia de dieta:
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. Janaína (aquela estagiaria novinha) comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti. Comi só duas fatias de queijo branco.
Anotação: Odeio Janaína
Quinto dia de dieta:
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a Janaína. Preciso me acalmar e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele na capa. Minha meta. Não posso perder o foco.
Sexto dia de dieta:
Estou um caco. Não dormi nada essa noite. E o pouco que consegui, sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um brigadeiro…
Sétimo dia de dieta:
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas . Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e perdi 250 gramas ! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade. O FDP me chamou de gorda e velha! Anotação: Procurar outro médico.
Oitavo dia de dieta:
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando dança do ventre.
Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje, Janaína diz que é porque estou parecendo o Jack do ‘Iluminado’.
Nono dia de dieta:
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando a kara karamba kara karaô dessa vez. Passei o dia no sofá vendo tv. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer Torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.
Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.
Décimo dia de dieta:
Eu odeio Gisele Bundchen! Com photoshop até a Dercy Gonçalves fica gostosa.
Décimo-primeiro dia de dieta:
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala e as secretárias encostam na parede quando eu passo.
Décimo-segundo dia de dieta:
Sopa.
Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.
Décimo-terceiro dia de dieta:
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar freneticamente. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será que é porque eu o ameacei com um bisturi?
Anotação: Não volto mais ao médico, o frango acha que ele é um charlatão.
Décimo-quarto dia de dieta:
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é super gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.
Décimo-quinto dia de dieta:
Matei a Gisele Bundchen ! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa.
Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. Ele me ameaçou com um pedaço de salame.
Décimo sexto dia:
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com o pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce…Frase de Reflexão:
‘Certas dietas são simples: basta cortar o açúcar, as frituras, as massas, as bebidas alcoólicas, os pães e os pulsos.’

20 de janeiro de 2012

Açucar e Diabetes

   Imagine que você não possa comer nenhum tipo de doce só porque tem diabetes. Continue lendo para saber como, gradualmente, os médicos chegaram a acreditar que açúcares simples podem ser uma fonte saudável de carboidratos em uma dieta balanceada para diabéticos. 
Até pouco tempo, essas guloseimas eram proibidas às pessoas diabéticas
  Antes da descoberta da insulina, em 1921, o principal tratamento para a diabetes era a dieta. A dieta que os médicos passavam para os pacientes diabéticos era de baixo teor de carboidratos e calorias - basicamente, uma dieta de fome. O diagnóstico da diabetes, naquela época, era uma sentença de morte; os pacientes morriam em dois anos tanto de fome quanto de cetoacidose, pelo acúmulo de ácidos decorrente da quebra da gordura substituindo o açúcar que não chega na célula pela falta de insulina. A disponibilidade da insulina mudou tudo - mas não imediatamente. Na teoria, os pacientes diabéticos que tomavam injeção desse crucial hormônio agora poderiam comer batata, uma fatia de pão ou qualquer outro alimento rico em carboidratos sem medo de que seu nível de açúcar no sangue aumentasse. Entretanto, os médicos continuaram cautelosos em relação aos carboidratos durante muitos anos. No início da década de 60, contudo, os cientistas mostraram que uma dieta com alto teor de carboidratos e baixo de gordura não apenas era segura para os portadores de diabetes, mas também ajudava a diminuir o colesterol.  
 Mesmo depois, a maioria dos médicos ainda achava que os pacientes com diabetes tinham que evitar os chamados carboidratos "simples", como açúcar de mesa, acreditando que esses adoçantes eram metabolizados com muita rapidez, aumentando o nível de glicose no sangue. Os médicos orientavam os pacientes a ingerirem carboidratos de alimentos ricos em amido, supondo que o corpo demorava mais para  metabolizar esses carboidratos "complexos", o que significava que eles entrariam na corrente sangüínea mais gradualmente. Nos anos 90, os pesquisadores demonstraram que tal fobia de açúcar não tinha fundamento. Estudos mostraram que o tipo de carboidratos que um diabético consome é menos importante do que a quantidade total de carboidratos que ele ingere em um determinado dia. Além disso, muitos diabéticos ainda acham que os alimentos que contêm muito açúcar, como balas, bolos e sorvetes, são estritamente proibidos.

18 de janeiro de 2012

20 Dicas Superfáceis e Essenciais.

  1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
  2. Não faça uma alimentação baseada em um so tipo de alimento ou nutriente .
  3. Mesmo tento exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos 3 refeiçõespor dia.
  4. pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontate de devorar o primeiro prato que ver pela frente .
  5. Não belisque entre os lanches e refeições principais.
  6. Esqueça os snaks(salgadinos)e a bolacha recheada.
  7. Antes de montar seu prato, repare nos alimento que estão á sua disposição, escolha o que pretente comer e visualize seu prato pronto antes mesmo de montá-lo.Isto vai ajudar a não exagerar na dose.
  8. Frutas e iorgutes lightsão excelentes lanches.
  9. Se tiver vontate de comer um doce ,coma-o.Mas lembre-se:somente um pedaço ou unidade.Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia 
  10. comece sempre as refeições por um prato caprichado de saladas de preferencia colorido.
  11. Ingira bastante água durante o dia.No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
  12. Macarrão é permitido mais cuidado com o molho e o queijo ralado.
  13. Molho branco, quatro queijos,bolonhes são muito calóricos comparamos com o sugo.Portanto...
  14. Não repita o prato.
  15. Evite beber refrigerantes mesmos o light ou diet.
  16. Evite água gaseificada.Bebidas com gás dilatam no estômago dando uma falsa sensação de saciedade
  17. Bebidas energéticas (tipo gatorade) deve ser evitadas.São calóricas e, para não-atletas, a água ainda é o melhor hidratande.
  18. Prefira sucos naturais.
  19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinhos.
  20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

15 de janeiro de 2012

A Obesidade como Doença Crônica

  A alimentação é um dos aspetos que mais contribui para o bem-estar das pessoas, fornecendo-nos todos os nutrientes e calorias  necessários para nos mantermos com energia e com um corpo saudável. No entanto, há diversos fatores que condicionam os nossos hábitos alimentares e o próprio estilo de vida, levando-nos a comer mais do que necessitamos. Como tal, a obesidade é cada vez mais notória, ao ponto de ser já considerada uma doença crónica.
  Atualmente, o stress  e a falta de tempo fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, que levam um estilo de vida marcadamente tenso. O dia de trabalho é muito preenchido e, muitas vezes, descuramos de uma alimentação equilibrada e saudável, saltando refeições  ou ingerindo apenas salgados, salgadinhos ou lanches que apenas colmatam a fome à hora do almoço. À noite, pelo contrário, tendemos a comer demais. Como resultado, a comida que ingerimos a mais a esta hora do dia, em que o organismo já não precisa de muita energia, uma vez que é durante a noite estamos em repouso, transforma em gordura que é armazenada no nosso corpo. Desta forma, obesidade vai-se instalando e torna-se uma doença silenciosa. 
  A obesidade é atualmente um dos principais problemas de saúde na maioria dos países industrialmente desenvolvidos. Em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, a obesidade chega mesmo a ser considerada uma epidemia, sendo a causa de cerca de 300 mil mortes por ano. Quase metade dos americanos sofre de excesso de peso – incluindo pelo menos 1 em cada 5 crianças.
  Como a atividade física é opcional e os hábitos alimentares se caracterizam por uma alimentação abundante e desequilibrada, a obesidade cresce rapidamente na nossa sociedade. Como consequência deste desequilíbrio, as despesas anuais relacionadas com a obesidade superam os 100 biliões de dólares!
  Os dados são deveras alarmantes e se não tomarmos medidas práticas, no nosso dia-a-dia, para ter uma alimentação equilibrada e combater a obesidade, esta tornar-se-á a doença crónica que provoca mais gastos na saúde e um maior número de mortes.
                                                                           Obesidade  
                                     
                               Eu vi este video no You Tube achei legal colocar para vocês


14 de janeiro de 2012

Tabela de pontos

Achei esta tabela de pontos e passei para vocês (clique e calcule seus pontos )

 VERDURAS E LEGUMES

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Abóbora 2 col. (sopa) 10 pontos
Abobrinha 2 col. (sopa) 10 pontos
Alcachofra 2 col. (sopa) 10 pontos
Berinjela 2 col. (sopa) 10 pontos
Beterraba 2 col. (sopa) 10 pontos
Brócolis 3 buquês médios 10 pontos
Broto de feijão 2 col. (sopa) 10 pontos
Cenoura 2 col. (sopa) 10 pontos
Chuchu 2 col. (sopa) 10 pontos
Couve-flor 3 buquês médios 10 pontos
Ervilha-torta 2 col. (sopa) 10 pontos
Palmito 1 unidade 6 pontos
Quiabo 2 col. (sopa) 10 pontos
Shimeji 2 col. (sopa) 10 pontos
Shitake 2 col. (sopa) 10 pontos
Vagem 1 col. (sopa) 5 pontos

CARNES, AVES E FRIOS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Alcatra, contrafilé, patinho 1 bife (100 g) 56 pontos
* Almôndega de carne 1 unidade (25 g) 23 pontos
* Almôndega de frango (ou peru) 1 unidade (25 g) 30 pontos
Blanquet de peru 1 fatia fina 5 pontos
Carne moída 3 col. (sopa) 45 pontos
Carne-seca 1 col. (sopa) 23 pontos
Carpaccio com molho e parmesão 1 prato (raso) 120 pontos
Estrogonofe de carne 3 col. (sopa) 45 pontos
Filé de frango 1 unidade (100 g) 45 pontos
Filé mignon 4 fatias finas 56 pontos
Frango (coxa e sobrecoxa sem pele) 2 pedaços (100 g) 45 pontos
Frango empanado 2 col. (sopa) 38 pontos
Frango à passarinho 2 col. (sopa) 21 pontos
Frango xadrez 2 col. (sopa) 24 pontos
* Hambúrguer de carne bovina 1 unidade pequena 30 pontos
* Hambúrguer de frango (ou peru) 1 unidade pequena 30 pontos
Lingüiça 1 unidade média 45 pontos
Lombo 2 fatias finas 45 pontos
Maminha 3 fatias finas 30 pontos
Mortadela 1 fatia fina 15 pontos
* Nuggets de frango (assado) 2 unidades (50 g) 30 pontos
Peru (parte branca) 3 fatias (90 g) 45 pontos
Peito de peru defumado 1 fatia fina 10 pontos
Picanha 5 fatias finas 100 pontos
Presunto cru 1 fatia fina 10 pontos
Presunto magro 1 fatia fina 10 pontos
Quibe assado 1 pedaço (60g) 50 pontos
Quibe cru 2 col. (sopa) 50 pontos
Quibe frito 1 unidade 90 pontos
Rosbife 1 fatia fina 5 pontos
Salame 1 fatia fina 5 pontos
Salsicha de frango (ou peru) 2 unidades 30 pontos
Salsicha suína 1 unidade 30 pontos
Salsichão 1 fatia fina 5 pontos
Tender 1 porção (100 g) 45 pontos

PEIXES E FRUTOS DO MAR

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Anchova 1 filé médio (150 g) 45 pontos
Atum em óleo drenado 3 col. (sopa) 40 pontos
Atum light 2 col. (sopa) 20 pontos
Bacalhau 1 porção (100 g) 40 pontos
Badejo 1 filé médio (150 g) 30 pontos
Cação 1 posta pequena (100 g) 40 pontos
Camarão 1 pires (chá) 40 pontos
Camarão com catupiry 3 col. (sopa) 60 pontos
Haddock 1 filé pequeno (100 g) 40 pontos
Kani kama 1 unidade 4 pontos
Lula / marisco 1 pires (chá) 40 pontos
Merluza 1 filé pequeno (100 g) 40 pontos
Namorado 1 filé médio (150 g) 40 pontos
Ostras 5 unidades 20 pontos
Pescada branca 1 filé médio (150 g) 30 pontos
Salmão defumado 2 fatias pequenas 25 pontos
Sardinha em óleo 1 unidade 20 pontos
Sardinha fresca 3 unidades 40 pontos
Sashimi 10 fatias 20 pontos
Sushi 1 unidade 15 pontos
Temaki sem maionese 1 unidade 40 pontos
Truta 1 unidade média (150 g) 60 pontos

GRÃOS, CEREAIS E RAÍZES

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Arroz à grega 1 col. (sopa) 10 pontos
Arroz branco 1 col. (sopa) 10 pontos
Arroz integral 1 col. (sopa) 10 pontos
Aveia 1 col. (sopa) 20 pontos
Batata cozida 1 unidade pequena 20 pontos
Batata-doce 1 unidade pequena 40 pontos
* Batata frita 10 palitos 80 pontos
** Batata palha industrializada 1 col. (sopa) 20 pontos
Cereal matinal light 3 col. (sopa) 30 pontos
Corn flakes (cereal sem açúcar) 2 col. (sopa) 10 pontos
Ervilha 4 col. (sopa) 20 pontos
Feijão 1 concha média (150 g) 27 pontos
Gergelim 1 col. (sobremesa) 10 pontos
Germe de trigo 1 col. (sopa) 20 pontos
* Granola 1 col. (sopa) 20 pontos
Grão-de-bico 1 col. (sopa) 10 pontos
Lentilha 1 col. (sopa) 5 pontos
Linhaça 1 col. (sobremesa) 20 pontos
Mandioca cozida 1 pedaço pequeno 20 pontos
Mandioca frita 1 pedaço pequeno 60 pontos
Mandioquinha 1 unidade pequena 20 pontos
Milho 1 col. (sopa) 7 pontos
Purê de batata 1 col. (sopa) 20 pontos
Risoto 1 col. (sopa) 20 pontos
Salada de batata com maionese 1 col. (sopa) 20 pontos
Soja 1 col. (sopa) 10 pontos
Suflê de batata 1 col. (sopa) 20 pontos

MASSAS, PIZZAS, TORTAS E SANDUÍCHES

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Americano 1 unidade 165 pontos
Bauru 1 unidade 110 pontos
Beirute sem maionese 1 unidade 150 pontos
Big Mac 1 unidade 164 pontos
Cachorro-quente 1 unidade 92 pontos
Capelete / ravióli 1 xíc. (chá) 50 pontos
* Cheeseburger 1 unidade 120 pontos
* Cheese salada 1 unidade 160 pontos
Esfiha 1 unidade 60 pontos
Espaguete / fusili / rigattoni 1 xíc. (chá) 30 pontos
Lasanha à bolonhesa 1 pedaço (190 g) 175 pontos
Macarrão instantâneo 1 pacote 100 pontos
Mc Fish 1 unidade 125 pontos
Misto-quente 1 unidade 100 pontos
Nhoque 3 col. (sopa) 40 pontos
Panqueca sem molho 1 unidade 60 pontos
Pastel de queijo 1 unidade grande 100 pontos
Pizza de atum / escarola 1 fatia média 74 pontos
Pizza de calabresa / portuguesa 1 fatia média 100 pontos
Pizza de frango com catupiry 1 fatia média 90 pontos
Pizza de mussarela 1 fatia média 81 pontos
Pizza quatro queijos 1 fatia média 120 pontos
Queijo-quente 1 unidade 100 pontos
* Quiche industrializado 1 unidade pequena 80 pontos
Rondelli 1 unidade 40 pontos
* Torta de frango industrializada 1 pedaço médio (100 g) 78 pontos
* Torta de palmito industrializada 1 pedaço médio (100 g) 73 pontos
Yakissoba 1 xíc. (chá) 60 pontos

FRUTAS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Abacate 3 col. (sopa) 30 pontos
Abacaxi 1 fatia fina 10 pontos
Ameixa seca 5 unidades 15 pontos
Banana-nanica 1 unidade 30 pontos
Banana-prata 1 unidade 20 pontos
Banana seca 1 unidade 10 pontos
Caqui 1 unidade 30 pontos
Damasco seco 5 unidades 15 pontos
Figo 1 unidade 10 pontos
Goiaba 1 unidade 15 pontos
Jabuticaba 1 pires (chá) 10 pontos
Kiwi 1 unidade 10 pontos
Laranja 1 unidade 10 pontos
Maçã 1 unidade 15 pontos
Melancia 1 fatia 15 pontos
Melão/ mamão/ manga 1 fatia 10 pontos
Maracujá 1 unidade 10 pontos
Morango 10 unidades 20 pontos
Pêra 1 unidade 20 pontos
Pêssego 1 unidade 10 pontos
Salada de frutas 1 taça média 30 pontos
Tangerina (mexerica) 1 unidade 15 pontos
Uva 12 unidades 10 pontos
Uva passa 1 col. (sopa) 10 pontos

GORDURAS E CASTANHAS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Amêndoa 5 unidades 10 pontos
Amendoim 1 col. (sopa) 11 pontos
Azeite 1 col. (sopa) 20 pontos
Azeitona 10 unidades 20 pontos
Bacon 1 fatia fina 20 pontos
Castanha de caju picada 1 col. (sopa) 35 pontos
Castanha-do-pará 1 unidade 10 pontos
Chantilly 1 col. (sopa) 20 pontos
Creme de leite 1 col. (sopa) 17 pontos
Creme de leite light 1 col. (sopa) 12 pontos
* Maionese light 1 col. (sopa) 25 pontos
Manteiga 1 col. (chá) 20 pontos
* Margarina 1 col. (chá) 20 pontos
* Margarina light 1 col. (chá) 15 pontos
Noz 1 unidade 10 pontos
Óleo vegetal 1 col. (sopa) 20 pontos

PÃES E BISCOITOS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
* Biscoito com gergelim 1 unidade 12 pontos
* Biscoito cream craker 1 unidade 8 pontos
* Biscoito ao leite / aveia e mel 1 unidade 8 pontos
Biscoito de polvilho 1 pacote (50 g) 60 pontos
** Biscoito recheado 1 unidade 18 pontos
* Bisnaguinha 1 unidade 20 pontos
Brioche 1 unidade 50 pontos
* Cookie 1 unidade pequena 15 pontos
** Croissant 1 unidade 40 pontos
Club Social Integral 1 pacotinho 35 pontos
** Panetone 1 pedaço (80 g) 80 pontos
Pão de batata sem recheio 1 unidade 40 pontos
Pão de centeio 1 fatia 20 pontos
Pão de glúten 1 fatia 20 pontos
Pão de hambúrguer 1 unidade 40 pontos
Pão de hot dog 1 unidade 40 pontos
Pão de queijo 1 unidade média 40 pontos
Pão doce 1 unidade (50g) 50 pontos
Pão francês 1 unidade 40 pontos
Pão integral 1 fatia 20 pontos
Pão integral light 1 fatia 15 pontos
Pão italiano 1 fatia 40 pontos
Pão sírio 1 unidade grande 40 pontos
Pão sírio com gergelim 1 unidade mini 20 pontos
Pão sueco 1 fatia 20 pontos
Torrada 1 unidade 10 pontos

LEITE, IOGURTE, QUEIJO E OVO

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Brie / camembert 1 fatia fina 25 pontos
Cottage 2 col. (sopa) 10 pontos
Cream cheese light 1 col. (sopa) 14 pontos
Fondue de queijo 1 col. (sopa) 25 pontos
Gorgonzola / gruyére 1 fatia fina 20 pontos
Iogurte com mel 1 pote (200 ml) 60 pontos
Iogurte diet/light 1 pote (200 ml) 14 pontos
Iogurte natural desnatado 1 pote (200 ml) 25 pontos
Iogurte natural integral 1 pote (200 ml) 40 pontos
Leite desnatado 1 copo (200 ml) 20 pontos
Leite de soja 1 copo (200 ml) 40 pontos
Leite integral 1 copo (200 ml) 35 pontos
Leite fermentado (tipo Yakult) 1 unidade 15 pontos
Mussarela 1 fatia fina 20 pontos
Mussarela de búfala 1 unidade média 40 pontos
Ovo 1 unidade (45 g) 20 pontos
Polenguinho 1 unidade 20 pontos
Queijo branco light 1 fatia grossa 15 pontos
Queijo cremoso 1 col. (sopa) 20 pontos
Queijo-de-minas 1 fatia fina 25 pontos
Queijo parmesão ralado 2 col. (chá) 10 pontos
Queijo prato 1 fatia fina 20 pontos
Queijo provolone 1 fatia fina 25 pontos
* Requeijão 1 col. (sopa) 20 pontos
Ricota 1 fatia grande 25 pontos
Tofu (queijo de soja) 1 fatia grande 25 pontos

BEBIDAS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
* Achocolatado pronto 1 unidade (200 ml) 55 pontos
Água-de-coco 1 copo (200 ml) 10 pontos
Batida com leite condensado 1 copo (150 ml) 75 pontos
Bebida energética 1 lata (330 ml) 34 pontos
Café com leite desnatado 1 xíc. (120 ml) 12 pontos
Caipirinha de limão com açúcar 1 copo (200 ml) 49 pontos
Caipirinha de limão com adoçante 1 copo (200 ml) 35 pontos
Caldo-de-cana 1 copo (200 ml) 30 pontos
Capuccino 1 xíc. (120 ml) 20 pontos
Cerveja 1 lata (350 ml) 40 pontos
Chá pronto industrailizado 1 unidade (200 ml) 20 pontos
Champanhe 1 taça (120 ml) 30 pontos
Chope 1 tulipa (300 ml) 35 pontos
Isotônico 1 garrafinha (500 ml) 35 pontos
* Milk shake 1 copo (330 ml) 180 pontos
Refrigerante 1 copo (200 ml) 23 pontos
Saquê 1/2 copo (100 ml) 40 pontos
Smirnoff Ice 1 garrafinha 50 pontos
Suco de fruta industrializado 1 copo (200 ml) 35 pontos
Suco de fruta industrializado light 1 copo (200 ml) 35 pontos
Suco de laranja sem açúcar 1 copo (200 ml) 30 pontos
Suco de soja com fruta light 1 copo (200 ml) 15 pontos
Vinho tinto (ou branco) 1 taça (120 ml) 30 pontos
Vodca 1 dose (40 ml) 30 pontos

DOCES E SORVETES

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Açaí com granola 1 pote médio (200 g) 140 pontos
Achocolatado em pó 1 col. (sobremesa) 15 pontos
Açúcar 1 col. (sopa) 17 pontos
Açúcar light 1 col. (chá) 3 pontos
Açúcar mascavo 1 col. (sopa) 15 pontos
Arroz doce 1 col. (sopa) 10 pontos
Bala comum 1 unidade 6 pontos
Bala diet 1 unidade 2 pontos
Bananinha com açúcar 1 unidade 30 pontos
Bem casado 1 unidade média 40 pontos
Bis 1 unidade 11 pontos
Bolo com recheio e cobertura   100 pontos
* Bomba de chocolate 1 unidade 45 pontos
Bombom 1 unidade (30g) 50 pontos
Brigadeiro 1 unidade pequena 14 pontos
* Brownie 1 unidade pequena 70 pontos
Cheesecake romeu e julieta light 1 fátia média (100 g) 90 pontos
Chocolate ao leite 1 barra pequena (100 g) 170 pontos
Coberturas doces industrializadas 1 col. (sopa) 20 pontos
Cocada 1 unidade pequena (100g) 100 pontos
Creme de papaia 1 xíc. (chá) 80 pontos
Creme de chocolate e avelã (tipo Nutella) 1 col. (sopa) 40 pontos
Doce de leite 1 col. (sopa) 20 pontos
Doce de leite diet 1 col. (sopa) 10 pontos
Frozen yogurt 1 taça média (120 g) 57 pontos
Frozen yogurt diet 1 taça média (120 g) 28 pontos
Gelatina 1 col. (sopa) 7 pontos
Geléia 1 col. (sopa) 14 pontos
Geléia diet 1 col. (sopa) 7 pontos
Goiabada 1 fatia fina 20 pontos
Mel 1 col. (sopa) 13 pontos
Merengue 1 taça pequena (100 g) 60 pontos
Mousse de chocolate 1 col. (sopa) 20 pontos
Paçoca 1 unidade (30g) 35 pontos
Pavê 1 col. (sopa) 20 pontos
Pão de mel 1 unidade pequena (20g) 30 pontos
Petit gateau industrializado 1 unidade pequena 55 pontos
Picolé (com leite) 1 unidade 55 pontos
Picolé (sem leite) 1 unidade 19 pontos
Sagu 1 col. (sopa) 10 pontos
Suspiro 1 unidade média 11 pontos
Sonho 1 unidade 140 pontos
** Sorvete de massa 1 bola 55 pontos
** Sorvete de massa diet/light 3 col. (sopa) 15 pontos

SOPAS E CREMES

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Caldo verde 1 concha média 21 pontos
Canja 1 concha média 30 pontos
Creme de cebola 1 concha média 50 pontos
Creme de espinafre 1 concha média 46 pontos
Creme de legumes batidos 2 conchas médias 50 pontos
Sopa de ervilha 1 concha média 50 pontos
Sopa de feijão com macarrão 1 concha média 50 pontos
Sopa de vegetais em pedaço 2 conchas médias 24 pontos
Missoshiro 1 concha média 17 pontos

MOLHOS E PATÊS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Babaganuche 1 col. (sopa) 10 pontos
Coalhada fresca 1 copo (200 ml) 40 pontos
Coalhada seca 1 col. (sopa) 15 pontos
Homus 1 col. (sopa) 15 pontos
Ketchup 1 col. (sopa) 6 pontos
Maionese 1 col. (sopa) 35 pontos
Maionese light 1 col. (sopa) 18 pontos
Molho à bolonhesa 1 col. (sopa) 12 pontos
Molho branco 1 col. (sopa) 20 pontos
Molho inglês 1 col. (sopa) 2 pontos
Molho rosê 1 col. (sopa) 26 pontos
Molho tártaro 1 col. (sopa) 30 pontos
Molho de iogurte 1 col. (sopa) 8 pontos
Mostarda 1 col. (sopa) 5 pontos

SALGADINHOS

ALIMENTO QUANTIDADE PONTOS
Barra de cereais light 1 unidade 25 pontos
Batata chips 1 porção (80 g) 118 pontos
Batata palha 1 col. (sopa) 20 pontos
Biscoito de polvilho 1 pacote (50g) 60 pontos
Ovinho de amendoim 1 pacote (200g) 250 pontos
Pipoca de microondas 1 saco médio (50g) 55 pontos
Salgadinho assado 1 unidade pequena 20 pontos
Salgadinho frito 1 unidade pequena 30 pontos
Salgadinho empanado 1 unidade pequena 40 pontos
Salgadinho de pacote 1 pacote médio 140 pontos